Empreender: determinação ou teimosia


         Determinação ou teimosia: esse é um dilema importante em momentos de decisão ou quando nos observamos sem a perspectiva de  uma desistência. Consideramos essa diferença uma estrutura importante para refletirmos sobre a nossa persistência para seguirmos com um projeto empreendedor. O medo do risco pode ser confundido com o medo de perder algo que já está perdido. A ilusão de estabilidade, a fim de manter uma negação do que já está falido, alimenta, muitas vezes, uma teimosia baseada na vaidade conquistada com um engano. Ao empreender, a falência do passado deve estar no presente a fim de doar espaço à humildade diante do futuro, não sendo mais esse último medido pela duração do tempo, mas pela grandeza da vitalidade dos desejos.
Burro
 personagem fictício da série de filmes Shrek
Quem mantém um sofrimento por medo é teimoso, não por assim ter decidido, mas pela impossibilidade de cultivar em si sonhos inovadores. Mulas e burros são animais estéreis, talvez por esse motivo sejam utilizados frequentemente como metáfora de teimosia. Não seguir em frente pode ser protetor, e só indica teimosia quando há uma esterilidade presente na fuga de uma percepção do  que já não é mais como antes.
O amor respira onde a mudança pode ser empreendida, pois ele se alimenta de renovações. O Burro, personagem fictício da série Shrek pode ser conselheiro e não empacar por teimosia, pois a cautela necessária ao planejamento auxiliou seu companheiro a ser determinado e não impulsivo. 
         Ao mudar, cada pessoa determinada mantém intacto os seus valores mais íntimos, buscando estratégias para sobrevivência deles em novos tempos. Aqueles que possuem um ofício, e não apenas um trabalho, por exemplo, conservam a crença no que realizam e arriscam, com o passar do tempo, novas formas de administrar o mesmo objetivo.
Foto: Reprodução
         A vida nasce junto à matéria morta: esse é o enigma mais complicado para os cientistas e o mais complexo para quem deseja viver e não apenas sobreviver. Empreendedores são aqueles que se separam de momentos anteriores sem descartar valores, pois eles são o seu maior tesouro. Relações amorosas, sejam elas com o seu ofício ou com um parceiro ou parceira, são aquelas que modificam a aparência para alimentar a essência. E não, vice-versa. As relações com o trabalho ou com o casamento, marcadas pela teimosia, mantém a aparência, porque tem dificuldade em deparar-se com a falta, em algum momento, de sua essência.
         Lidar, através da coragem, com o desamparo humano é só para aqueles que decidem ter coragem para enfrentar a morte do passado, lembrar dos sonhos quando estão acordados e encontram-se dispostos a mudar todo o dia. Determinados são aqueles que conseguem ter consciência de que a esterilidade da sua teimosia pode ser apenas um disfarce para a sua essência de cavalo selvagem, criativa e que busca encontrar espaço.
Simone Engbrecht - psicanalista





Postagens mais visitadas deste blog

O Antigo na Inovação

A Madrasta Da Branca De Neve Foi Naturalizada Como Alguém Que Envelhece

A Finitude o o Envelhecimento