Amizade é um amor não correspondido


         Amigos, amigos, negócios à parte. O amor está presente somente aonde uma troca é desnecessária. Essa é uma lição muito complicada de absorver no coração. A insegurança causada pelo medo do abandono faz com que algumas pessoas embarquem em um mercado. Nele, estão sujeitas a serem mercadoria, embaladas para consumo.
Rédeas- Imagem no site Cavallus
A palavra abandono é muito interessante. Ela nasceu do francês abandonner, cujo sentido é afrouxar as rédeas de um cavalo. Alguém abandonado, portanto, está sem cabresto, sem a servidão implicada numa dependência. Alguém amado pode usufruir da companhia de um outro vivente, sem o medo, sem a necessidade.
As pessoas, em momentos de fragilidade, por precariedade concreta, precisam de auxílio para sua sobrevivência. O amor envolvido nessa ajuda, porém, ocorre somente por uma dádiva do destino, de alguém que entrega algo a mais somente por liberdade, junto a essas ações solidárias.
         Amizade é um amor não correspondido. Co é um prefixo que indica a ideia de simultaneidade, de simetria. Amores não correspondidos são aqueles que não necessitam de uma similaridade em seu formato, não se focam nas medidas. A amizade, o amor que nunca morre[i], é a raiz de várias relações que ultrapassam as circunstâncias. Casais são amigos quando a amizade ultrapassa o desejo de construir uma família, pais e filhos são amigos quando o cuidado ultrapassa os deveres marcados pela moral, colegas são amigos quando a convivência ultrapassa a existência de uma instituição.
Mário Quintana - imagem no site Mensagens com Amor
         Alguém não se sente abandonado quando o amor que entrega aos outros transcende justificativas racionais. A atividade presente no verbo amar promove um prazer muito mais intenso que o alívio de ser amado, e de qualquer vitimização passiva. Um ser amante não se preocupa com a sua utilidade para os outros, liberta-se dessa necessidade, pois grava nas entranhas que o amar é bom para quem ama. Infelizmente, mesmo amando não ensinamos ninguém a amar. Essa é uma aprendizagem individual e complexa.
Triste são aqueles que sentem pesar pelo abandono, pois ainda imaginam um amor limitado pela moral e pela utilidade. Esses almejam um retorno daquilo que um dia entregaram. Assim, ainda não sentiram o gosto de dar sem comércio, o gosto da liberdade da entrega.  O amor é eterno na amizade construída na cumplicidade do desejo de estar perto sem nenhuma culpa, servidão, prisão ou precisão. Estar perto para somente amar. Quem ama dessa forma aprecia o que recebe e não lamenta o que a vida não lhe entregou.
Simone Engbrecht - psicanalista




[i] Amizade é um amor que nunca morre- é uma frase do poeta Mário Quintana.

Postagens mais visitadas deste blog

O Antigo na Inovação

A Madrasta Da Branca De Neve Foi Naturalizada Como Alguém Que Envelhece

A Finitude o o Envelhecimento