Comemorar é sempre um presente


         Comemorar é uma palavra que se originou do latim memorare, ou seja, uma celebração ou cerimônia para lembrar algum acontecimento junto com alguém. Possui tanto a ideia de estar junto com os outros, quanto a de que o tempo passou. Em alemão, a palavra Andenken possui uma preposição an que indica que numa comunhão, o pensamento está referido a alguém[i]. Pode haver festa sem comemoração, quando esta servir apenas para fugir da tristeza, como um  triunfo sobre o passado. 
Foto: Blog Cafscomletras
         Hoje há uma indústria de festas, eventos marcados por datas, sejam elas nomeadas pela passagem do tempo ou por momento de mudança.  Assinalamos que nem sempre acontece uma mudança com a passagem do tempo. Para que um evento relembre um tempo passado, ele deve estar recheado pelo sentido que dá o tom para comemoração na atualidade. Algumas festas de casamento transformam-se em um show e não necessariamente reúnem um casal em torno do motivo que estabelece o ingresso em uma vida comum. Algumas festas de aniversário infantis transformaram-se simplesmente em um cenário para vários posts virtuais.
         Em psicanálise, destacamos um tema, a condição maníaca dentro de um momento depressivo. Na cultura, há uma pressão grande para anestesiar qualquer sensação que lembre uma frustração. É comum que muitas pessoas a fim de realizar isso, promovam rituais festivos sem alegria, mas apenas uma euforia. Festas sem comemoração. Faremos essa distinção: na alegria, a felicidade é estar com os outros, na euforia, a conexão com quem está ao  lado ou a frente é difícil se estabelecer. Alguns bebem muito, comem exageradamente, gastam de maneira compulsiva, mas não é porque estão alegres, mas porque estão tentando fugir de uma tristeza, ou tentando preencher uma sensação de vazio.
Foto: site Pagina câmera e ação
         Uma maneira de comemorar o dia dos namorados é todos os dias relembrar que se é namorado, mesmo estando casado, de comemorar uma formatura e ter prazer com o seu ofício e seguir aprendendo com ele, de comemorar o aniversário é transformar todos os dias da vida um momento para lembrar que estamos vivendo o presente como um presente que o destino nos ofereceu. Esses são prazeres raros, não por não serem comuns, mas por serem vividos de maneira muito íntima e particular, numa maneira simples de comemorar. 
Chegando o final de ano, muitos se preparam para as festas. Refletir sobre o sentido de comemorar não desfaz a ideia das festas, mas pode torná-las mais apropriadas de significados amorosos e menos performáticos. Como diz o ditado: recordar é viver, porém, não se vive para recordar, pois o momento presente deve ser sempre o motivo de qualquer comemoração.  Memorar o passado transforma-se em alegria e não apenas saudade, quando ele faz o presente pulsar. 
Simone Engbrecht - psicanalista




[i] Inspirado no texto de Idalina Azevedo da Silva – Caderno de Letras.

Postagens mais visitadas deste blog

O Antigo na Inovação

A Madrasta Da Branca De Neve Foi Naturalizada Como Alguém Que Envelhece

A Finitude o o Envelhecimento