O Coração bate por medo ou por desejo



         Ageless é o termo que Mirian Goldenberg, antropóloga inspirada na releitura de A Velhice de Simone de Beauvoir, utiliza em sua pesquisa sobre o envelhecimento na contemporaneidade. Pessoas ‘sem idade’, são aquelas que não contabilizam o que já viveram e nem quanto irão viver. Vivem o momento presente com a sabedoria de não se comparar, pois o mundo é tão complexo e com tantas transformações que não cabem comparativos com outras vidas vividas.
Foto : site Delifesta
         Refletimos sobre uma diferença considerada fundamental para os ageless: vivemos com vontade de viver ou por medo de morrer? Algumas pessoas vivem durante todo o tempo com medo de morrer, ou seja, com medo do juízo, dos outros. Inconscientemente, inclusive por cultura religiosa, alguns temem o juízo final, momento em que acreditam que serão avaliados por seus erros. Prolongar a vida torna ela apenas longa, mas não bem vivida, quando ela vai acontecendo com medo de morrer.
         Aqueles que vivem bem, mesmo lutando, porque gostam de experimentar tudo, até mesmo as dores de envelhecer, não temem a morte. Hoje, há muita confusão entre alívio e prazer, ganância e desejo, entrega de amor e  cobranças adiadas. A fim de traçarmos melhor essa diferença, faz-se necessária a compreensão do som que vem do coração. Ele bate por medo ou por desejo?
        
Foto: site Todoestudo
Desejar viver cada segundo da vida como ela é, sem se esquivar dos seus desprazeres, não faz alguém sofrer. Sofrimento é viver a vida fugindo do desconhecido ou do julgamento que corrói a alma. Nenhum sacrifício cria merecimento ou apaga qualquer vírgula do passado. Ageless são aquelas pessoas que vivem o seu momento coerentes com o que pretendem vir a ser, mesmo que seja no seu último dia de existência.
Simone Engbrecht- psicanalista

Postagens mais visitadas deste blog

O Antigo na Inovação

A Madrasta Da Branca De Neve Foi Naturalizada Como Alguém Que Envelhece

A Finitude o o Envelhecimento