Reflexões e Projetos


Lembrar e planejar: dois movimentos muito praticados em dezembro. Quando, em algum momento qualquer, a passagem do tempo sacode uma pessoa, ela passa a refletir sobre o passado e pode construir projetos para o futuro. Ou, infelizmente, essa observação pode fazer com que alguém pare a vida em algum ponto idealizado, no passado vivido ou num futuro que acredita encontrar, e siga apenas em sobrevida.  
Imagem: site Diário do Turismo
O tempo e o espelho parecem amigos. A capacidade reflexiva, como o nome já diz, conduz o humano à possibilidade de observar o passado através do reflexo do presente. Olhamos para frente no espelho, mas nele nosso reflexo nos observa na direção inversa. Quando planejamos o futuro, projetamos, isso é atiramos à distância, lançamos para fora algum desejo. O futuro é um lugar virtual no espaço. O futuro é visto como um espaço fora de nossa existência. Tanto um  reflexo como um projeto  iluminam um lado, e escurecem o outro. O reflexo escurece o que há atrás do vidro e o projeto se ocupa das atitudes tomadas a partir do presente e não do passado. Reflexões e projetos iluminam o presente.
Muitas são as promessas de mudança, os desejos de realização de novos projetos quando se quer virar uma página na história da vida. A diferença entre sonhar acordado e estar dormindo é a possibilidade de atitude. Acordados, em contato com a realidade, as ações são organizadas para uma efetividade: REAL IZ AÇÃO.
O interessante da vida é que, a medida que o tempo passa, maior é a possibilidade de enxergar o futuro. Essa afirmação pode parecer absurda para quem ainda não transformou o futuro numa vida com autonomia. O futuro, na medida do amadurecimento, passa a ter uma dimensão medida pelo valor dos projetos e não pelo tempo medido pelo relógio. O momento presente passa, ao longo de muitas viradas, a ter um valor indescritível por conseguir aproximar as reflexões sobre o passado de projetos alicerçados em transformações de atitudes promotores de mudanças efetivas.  
Imagem: site Ciência Mão
Planejar apenas adiando a realidade, muitas vezes, acontece quando o futuro é observado como um refúgio ilusório. A fim de que cada mudança planejada se torne um projeto baseado em uma reflexão, a realidade e a ação devem tornar pequenos procedimentos em tesouros valiosos.  Pois eles estão marcados pela intenção de cada pessoa em estar viva em cada instante em que seu coração bate por uma emoção que doa seu tempo para amar.
Simone Engbrecht - psicanalista

Postagens mais visitadas deste blog

O Antigo na Inovação

A Madrasta Da Branca De Neve Foi Naturalizada Como Alguém Que Envelhece

A Finitude o o Envelhecimento