Pensar positivo defende, mas não protege


         Pensamento positivo parece o mantra do momento. Esse texto foi inspirado em inquietações sobre o que se repete em formato de ideia, tendo como objetivo uma defesa em relação à tristeza, mas que não protege ninguém de uma fragilidade. Quem não acolhe um sentimento de tristeza, não consegue se fortalecer, pois não consegue se desprender do passado.
Foto: Reprodução
Como escrevemos[i] em outro momento, diferenciar o luto da depressão sustenta a compreensão de que os sentimentos de pesar ligados a perda marcam um período de cicatrização de frustrações causadas pelas mudanças que constroem quem somos.
         Historicamente, a melancolia era enaltecida por associar-se a criação de poetas e pensadores que necessitavam dela para criar. Aos poucos, ela foi sendo associada a patologia e hoje, o desprazer é indiferenciado da dor. Muito envelhecem de maneira infantilizada, pois encontram-se frágeis diante de mudanças que fazem parte da vida.
A psicanálise abriu espaço para o que vai além da racionalidade da consciência. Algumas pessoas, erroneamente, compreenderam que dar espaço para o Inconsciente é não se responsabilizar por seus atos, é simplesmente descarregar sentimentos. Porém, ao contrário, não racionalizar tudo, compreende ligar-se aos sentimentos a fim de que eles promovam reflexões e coerência entre valores e atitudes. Reviver o passado e refletir sobre ele são dois movimentos muito diferentes. A reflexão produz um olhar novo sobre o passado, nem melhor e nem pior, apenas novo.
Foto: Reprodução
Quem reflete possui abertura para entristecer-se com a perda da sua maneira de observar algo sempre da mesma forma. Amadurecer implica no abandono de certezas antigas, impulsionado pelo deslocamento de um ponto de vista. Mover um ponto de vista significa perceber o tempo mudar. Somente quem deixa o passado para trás, com tristeza, pode vivenciar com intensidade o presente, pois pode se ligar a ele com desejo de experimentar o que a vida oferece. 
A libertação do comando a pensar positivo  acontece quando não se avalia sentimentos como negativos. A ligação com a vida atual só acontece para aqueles que são livres de seu ponto de vista ultrapassado, destrutivos, sentem e por isso percebem-se vivos hoje e não morrendo em gerúndio.
Simone Engbrecht - psicanalista




[i] As lagrimas que cicatrizam fazem parte do capítulo do livro Aprendendo a lidar com a depressão- Simone Engbrecht(2001).

Postagens mais visitadas deste blog

O Antigo na Inovação

A Madrasta Da Branca De Neve Foi Naturalizada Como Alguém Que Envelhece

A Finitude o o Envelhecimento