Chega de saudade[i]


        Chega de saudade. É muito interessante que a canção que levou a arte brasileira através da genialidade de João Gilberto contenha essa palavra tão rica. A Bossa Nova trouxe a beleza através da simplicidade da combinação da voz e do violão e a complexidade da poesia cantada. Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho[ii], amor é fundamental e não fundamentalista quando marca a presença de alguém.
        
Foto: Reprodução
Chega de saudade pode indicar o desejo de estar perto. Nos inspiramos nessa canção a fim de demarcar a diferença entre a melancolia e a saudade. A diferença entre a tristeza e a depressão está no amor que está no alicerce de uma relação e não na justificativa de comportamentos. A saudade é sentida a partir de uma percepção de que falta alguém, por isso é impossível ser feliz sozinho.
         Porém, quando alguém sente a necessidade de alguém, ainda não sente a sua falta e nem saudade; sente sim, um desamparo e uma solidão pela ausência de si mesmo. Freud escreveu um livro de nome Luto e Melancolia[iii] a fim de demarcar o limite entre uma perda de algo ou alguém e uma carência de si mesmo.
         Sentir saudade marca o desejo a partir da falta de alguém que se quer conquistar ou a lembrança de alguém que se foi. Saudade é a tristeza onde o amor se faz presente, ou o amor onde a perda se apresentou. Uma letra não produz canção quando uma palavra é utilizada apenas para algo que não se cumpre: a tentativa de apoiar um ato movido pelo desalento do vazio. A miséria vivida pela retirada de uma posição subjetiva pode fazer com que alguém entenda que o sentido de sua existência possa ser produzido a partir de alguém.
         Chega de utilizar a saudade ou a tristeza para nomear faltas que não foram construídas por presenças perdidas, mas por uma impossibilidade de suportar ausências de si. A fim de que alguém perceba que está sozinho ou acompanhado precisa perceber a diferença entre a autonomia e a solidão.
Foto: Reprodução
    João Gilberto enriqueceu o mundo com a simplicidade própria dos gênios que construíram amizades que apuraram os seus ouvidos e entregaram a sua voz. A tristeza ocorre nos humanos para que a agressividade não encontre disfarce através de palavras de lamento destrutivo e não enlutado, para que a saudade possa de fato chegar e para que se consiga um dia dizer: chega de saudade e, então, reabrir o coração.
Simone Engbrecht - psicanalista



[i] Chega de saudade é uma canção composta por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim que, quando gravada por João Gilberto deu origem ao gênero musical Bossa Nova.
[ii] Trecho que  faz parte da letra da canção Wave.
[iii] Luto e Melancolia – livro de Sigmund Freud escrito em 1915.

Postagens mais visitadas deste blog

O Antigo na Inovação

A Madrasta Da Branca De Neve Foi Naturalizada Como Alguém Que Envelhece

A Finitude o o Envelhecimento