Fracassos diante do Sucesso

                            "Ou vivemos todos juntos como irmãos, ou morremos todos juntos como idiotas." Martin Luther King

            A Psicanálise descentralizou a racionalidade através da descoberta do Inconsciente como o seu objeto de trabalho, e muito além disso, Sigmund Freud em 1920 propôs um conceito anda mais radical no que diz respeito a pretensas ilusões de que o humano possuísse  uma bondade natural que só necessitaria de tempo para evoluir: o conceito de  pulsão de morte[i].

        

Imagem: BBC News

Freud havia observado que havia um alívio mental naqueles que possuíam um sentimento inconsciente de culpa anterior a uma ação criminosa, assim como que algumas pessoas eram arruinadas pelo seu próprio êxito[ii]. Com a compreensão dessa tendência a voltar ao estado anterior de coisas[iii] e a Reação Terapêutica Negativa[iv], foi possível dar atenção a fragilidade humana de outra maneira. A RTN é uma resistência observada na clínica quando acontece um progresso terapêutico, ela é marcada por um ato contra o bem estar do próprio sujeito e sem que ele tenha consciência do mesmo. São acidentes, boicotes, atos falhos, equívocos que põe abaixo as aquisições exitosas de quem está em análise.

         Essa descoberta freudiana não pode ser interpretada como uma desesperança, muito pelo contrário: somente na revelação das ilusões de que o sucesso nos liberta de nossas fragilidades é que podemos nos fortalecer enquanto um grupo de seres realmente humanos.  Schuld é um termo alemão que foi traduzido por culpa, quando se falava de sentimento inconsciente de culpa. A questão parece ser a outra possibilidade de tradução: dívida, sentimento inconsciente de dívida, quando há um fracasso como punição pelo viver. Alguns ideais construídos promovem dívidas. O ideal de perfeição ou de uso coloca uma pessoa em dívida quando ela ainda se constrói enquanto sujeito. Uma dívida que só pode ser paga com a morte em vida, porque perfeição é um vazio de conteúdo.  

            Nos inquietamos, nos entristecemos e nos questionamos sobre como acontece o luto com a impossibilidade de presença em velórios na pandemia e recebemos a notícia de que uma multidão de pessoas[v] esteve presente no velório de Diego Maradona. Contradições ou não. Um gênio que se fez usar como pessoa, bem mais do que doar o seu ofício. 

Imagem: site UOL

           É importante não confundir a pessoa com a sua performance, seja ela qual for: um gênio com a sua descoberta, o lugar que possuímos no mundo com quem nós somos. A formulação sobre os efeitos de nossos sentimentos inconscientes de dívida pode nos descolar de o que esperam de nós, ou seja, do que poderia nos criar mais dívidas. O mundo velou a imagem de Maradona e poucos foram aqueles que conviveram com a pessoa. É necessário perceber que o sucesso, admirado e invejado, é um dom, um talento cultivado por uma pessoa. Um dom pode ser doado com liberdade pelo seu proprietário. O uso do dom, por outro lado,  já possui relação com a carência de ser.   

         A psicanálise abriu a condição de possibilidade de tornar consciente a fonte das dívidas de culpa antes de alguém sair tentando quitá-las. Não é raro que haja uma dívida de existência provocada pela pulsão de morte inerente em cada sujeito. Quanto mais uma existência for notada, mais no vermelho o sujeito acaba ficando, quando a sua missão era existir para os outros. Portanto, sermos usados como mortos vivos, possuidores de sucesso financeiro ou de imagem diante de pessoas/platéia encontra uma diferença abissal com quem somos quando desejamos doar nosso ofício percebendo os  outros humanos não como platéia.

         É importante não confundir quem somos e o que representamos a cada momento de nossa existência. O problema atualmente não parece ser o egoísmo, mas a maldade aliada a ele.

Simone Engbrecht - psicanalista


[i] Pulsão de Morte- conceito formulado em 1920 por Sigmund Freud na obra Além do Princípio do Prazer.

[ii] Essas formulações foram publicadas em Alguns tipos de caráter encontrados no trabalho analítico (1916).

[iii] Pulsão de morte.

[iv] Reação Terapêutica Negativa foi apresentada em O ego e o Id (1923)

[v]https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/11/26/velorio-de-maradona-como-foi.htm

Postagens mais visitadas deste blog

O Antigo na Inovação

A Madrasta Da Branca De Neve Foi Naturalizada Como Alguém Que Envelhece

A Finitude o o Envelhecimento